Monday 23 June 2008

Marte On The Rocks

Aquilo que tinha sido um dos grandes objectivos traçados para a missão da Phoenix, a descoberta de água sob um dos estados da matéria, acabou por acontecer em 15 de Junho passado (imagem da esquerda) onde a escassos centímetros abaixo da superfície se encontrou água no estado sólido. A fotografia da direita foi obtida 4 dias depois, a 19 de Junho, e mostra que parte desse gelo já desapareceu, tendo sublimado na atmosfera marciana. O que sempre se suspeitou até à data, com base em aspectos morfológicos e mineralógicos (por exemplo, a existência de minarais hidratados detectados por espectroscopia de infra-vermelhos) da superfície marciana, que em tempos a água terá desempenhado um papel importante na actividade superficial de Marte, parece ter agora recebido uma confirmação muito forte. De todas as missões ocorridas até ao momento, esta está ser a que vem obtendo resultados mais interessantes, o que é normal uma vez que à medida que vamos desvendando alguns dos pequenos segredos deste nosso vizinho planetário vamos orientando as futuras experiências com maior objectividade e acutilância.


Imagem: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona/Texas A&M University

3 comments:

Anonymous said...

Ei strange

Também tenho estado a estas explorações. Cria-se algumas expectativas interesantes.

strange quark said...

Olá Yellowastronaut,

estas explorações são bastante adequadas ao teu nickname... :)

Tenho estado para colocar aqui um comentário adicional sobre esta questão, e aproveito agora.

A observação de uma coisa branca que sublima, ainda sem qualquer análise química, pode não ser necessariamente água. As hipóteses que os cientistas colocaram foi água ou sal, mas como ao fim de uns dias o material foi desaparecendo, excluiram a segunda hipótese. No entanto, o CO2 também forma "gelo" branco (conhecido como "dry ice"), e ainda não consegui encontrar uma explicação para o facto de não terem colocado esta hipótese também. Para isso, à pressão atmosférica terrestre necessita de estar a menos de -78,5ºC, condições estas que não sei se se verificam em Marte no local (a pressão atmosférica não se verifica de certeza e é menor devido à massa menor de Marte relativamente à Terra, pelo que a temperatura de solidificação terá de ser ainda mais baixa).

strange quark said...

Uma pequeno esclarecimento e uma adenda:

Note-se que a pressão atmosférica é menor devido à menor massa de Marte sustentar uma atmosfera menos densa e mais fina.

Quanto à dúvida que coloquei no comentário anterior, parece que afinal as temperaturas no local seriam mais elevadas que as necessárias para a formação de CO2 sólido, e mesmo na circunstância de este se formar a sua sublimação seria muito mais rápida, pelo que os cientistas não teriam de esperar 4 dias para notar a sublimação do material.

Parece que temos mesmo água!