Friday 4 September 2009

A Bocas Sai de Cena...

Muita tinta vai fazer correr esta, diria oportuna, suspensão do Jornal Nacional da TVI à sexta-feira. Há várias questões a considerar:

1. É, para todos os efeitos, um acto de cerceamento da liberdade de expressão, mesmo que para isso achemos abominável, condenável ou outras coisas terminadas é "ável" o que nesse espaço noticioso se fazia. Para o efeito há uma autoridade para a comunicação social e um sindicato dos jornalistas que deverá aferir se as regras deontológicas estão, ou não, a ser cumpridas.

2. Para o bem e para o mal, a TVI é uma empresa privada e a direcção faz o que bem entender dos seus programas. A privatização dos media não é um garante de independência, a não ser dos poderes políticos em quem esses interesses privados não se revêm.

3. Se por hipótese, o governo PS teve alguma mãozinha no assunto, não podiam ter escolhido pior altura em vésperas de eleições pelo que relativamente a esse aspecto, acho que basicamente continuamos na dúvida.

Agora o que eu realmente acho:

Foi um acto de verdadeiro serviço público terem tirado a Manuela Moura Guedes das ondas televisivas, porque o Jornal Nacional da TVI, mais que um espaço noticioso, era já um momento de série de terror e para o confirmar eis uma foto da protagonista principal:


Como cidadão, proponho que substituam a Manuela Moura Guedes por esta apresentadora, que creio ser da Televisão Espanhola e cujo nome não me recordo:


A TVI tem capitais espanhóis, não lhes deve ser difícil arranjarem uma cunha para a trazerem para cá. Se isso acontecer, elegerei o Jornal Nacional como programa sagrado e de culto pessoal. Tenho dito!

1 comment:

M.A. said...

Avisa-me quando a senhora for contratada, ok? A TVI ó canal 4, não?