Wednesday 6 July 2011

Portulixo

Ontem uma agência de rating colocou o país... ou melhor, a sua dívida, ao nível do lixo. Mas o mais curioso é verificar a prole de alguns economistas e gestores virem agora a terreiro a classificar esta decisão de, nada mais nada menos, terrorista. Sim, esses mesmos, que agora finalmente vêm consagrado no governo do país a possibilidade de uma política liberal, a tal que representa a salvação para os nossos problemas, a tal cuja negação por anteriores governos representava um forte condicionamento às classifcações dadas pelas mesmas agências, as quais foram sempre justificadas por razões superiores de mercado. Esta mesma gente, ontem como hoje, não percebe que no lixo já estamos nós todos, que para o poder do capitalismo mundial, os povos não são mais que lixo, os trabalhadores não são mais que uma simples peça numa engrenagem que visa o lucro e a ganância das especuladores. Estamos num patamar em que por mais roupa que tiremos do nosso corpo, teremos sempre roupa a mais em cima. E isso inclui a nossa pele.

3 comments:

Maria said...

Também achei uma certa piada alguns especialistas viram agora afirmar que deverá haver alguns interesses económicos por detrás dos ratings! Parece que até agora andavam a escrever a lista de prendas para o Pai Natal!
Mas lá está, eu já espero tudo.

strange quark said...

O que para alguns parecia óbvio, a maioria achava normal, e agora estão todos indignados. Não percebendo nada de Economia por vezes sinto-me ilusoriamente inteligente porque há indivíduos que, toldados pela sua egocêntrica e sabedora visão pragmática da economia, acabam magnanimamente estúpidos. E ainda têm a desfaçatez de "não compreenderem" a decisão da Moody's... É melhor alguém fazer uns bonecos para os elucidarem devidamente.

Não há pachorra...

Maria said...

Eu posso afirmar que não percebo nada de Economia, mas aqui, que ninguém nos ouve, começo a achar que não sou a única. Com tanta especulação nunca se sabe onde cairá o pano. Como poderá haver certezas?

Já não há mesmo pachorra. Mas vi o Expresso da meia-noite e estava lá uma Senhora que fazia muito senso :).

PS. Sempre nos podemos rir do fiasco do Alive hehe ( que maldade, se fosse no ano passado não tinha achado piada nenhuma, mas também não iria ver os 30 segundos)