Thursday 5 November 2009

No Tempo da X

Os ecos do desaparecimento do António Sérgio ainda reverberam pela internet inteira, e demonstram a imensa minoria de amigos e seguidores que o Mestre transportava consigo. As minhas memórias dos programas do António Sérgio são muitas e dispersas. Às tantas, já nem sei se a banda A ou o grupo B me foi revelado durante a audição de um seu programa ou se por um amigo que ouviu o seu programa. Isso não é muito importante. No entanto, do tempo em que esteve na XFM, houve uma música que passava com uma recorrência assinalável e que prendeu a minha atenção imediata. Tratava-se dos The Young Gods e a canção era "Lointaine", uma da duas cantadas em francês no álbum Only Heaven.


Para ouvir a canção completa, carregar em "Play full song here" ou no link acima.

2 comments:

Nadia said...

A Xfm marcou bastante a minha pessoa. Dia, noite, madrugada. Esta foi a minha verdadeira droga 24h.
Recordo-me que quando soube que iam fechar a estação senti uma revolta tremenda, fui das que liguei para lá, enviei cartas, reclamei, fiquei desolada tal e qual uma adolescente abandonada pela sua aparente cara-metade. Até redegi uma carta ao DNmais ou Música na altura, não me recordo bem, dirigida a um espaço para o público a manifestar o meu sentimento de tristeza para com esta situação, pois a X, como era e será sempre carihosamente tratada pelos seus seguidores, tinha aquele algo especial.
Como o mestre. Mas fomos uns sortudos por termos tido isto na nossa vida, quem nunca ouviu a X nem o Lobo não faz a minima ideia do que perdeu e nunca nunca vai ter nem aprender.

Deixo-te aqui o link da extinta X, que ainda funciona e sempre dá para recordar um pouco.

http://www.etc.pt/xfm/index2.htm

strange quark said...

As memórias que isto me trás também. O fecho da XFM deixou-me verdadeiramente angustiado. O tempo em que cheguei a ouvir mais rádio, ainda muito novinho, foi quando o António Sérgio tinha o Rolls Rock e mais tarde o Som da Frente na Comercial. Nessa altura a estação era um luxo, com vários programas de autor que iam noite dentro a partir das 21h. Com os primeiros passos na vida profissional e quando a própria Comercial era já um espectro do que tinha sido, abandonei um pouco a audição de rádio como fonte de descoberta de música. Pouco tempo depois apareceu a XFM e aquilo para mim foi a salvação, em plenos anos 90, depois das tristes memórias que grande parte da música de 80 tinha dado. Acreditei que se tinha voltado a fazer realmente boa música e renasceu em mim o desejo da descoberta. Ser, como fomos todos, impedido de desfrutar desse entusiasmo com o fecho da X foi duro, numa altura quando a internet ainda não era o que representa hoje.

Ainda assinei as petições e sei lá mais o quê para tentar reanimar a defunta X... No entanto, a TSF ganhou nessa altura um elan musical notável, pois fazendo parte, na altura, do mesmo grupo empresarial absorveu uns quantos colaboradores da XFM que elevaram o requinte musical a níveis impensáveis para uma rádio com a difusão que a TSF tinha. Mas mesmo isso, mostra-nos a triste realidade, não parece colher grandes adeptos por este país fora, e pouco tardou para as coisas voltarem ao normal (com a mesma música da treta de sempre).

Obrigado pelo link.

Beijinhos ;)