Sunday 16 January 2011

Mais Balanços de 2010


Numa perspectiva de dar a conhecer os gostos pessoais e assim contribuir, como outros contribuem para comigo, para despertar a curiosidade do que ainda não se provou.

Cinema:

O ano de 2010 não foi particularmente memorável. Houve um punhado de filmes que me despertaram suficientemente o interesse. Outros houve que perdi e espero recuperar mais tarde, como por exemplo, “O Segredo dos Seus Olhos”. O veredicto:


1. A Single Man – Tom Ford
2. O Escritor Fantasma – Roman Polanski
3. Shutter Island – Martin Scorcese
4. A Estrada – John Hillcoat
5. A Rede Social – David Fincher
6. Nas Nuvens – Jason Reitman
7. A Origem/The Inception – Christopher Nolan
8. Tamara Drewe – Stephen Frears
9. Tudo Pode Dar Certo – Woody Allen

Para esquecer:
Alice no País das Maravilhas – Tim Burton

Concertos:

Muito mais abonado que em anos anteriores, alguns foram objecto de comentário aqui na chafarica:


1. Grizzly Bear @ Coliseu dos Recreios
2. Sonic Youth @ Coliseu dos Recreos
3. Tindersticks @ Coliseu dos Recreios
4. Faust @ Teatro Maria Matos
5. The Walkmen @ Coliseu dos Recreios

O Coliseu levou claramente a melhor, o que é mau porque as condições sonoras são frequentemente sofríveis. De entre os que actuaram nas primeiras partes:


1. Danças Ocultas (1ª parte Tindersticks)
2. Cibelle (1ª parte Grizzly Bear)
3. Os Golpes (1ª parte The Walkmen)
4. Gala Drop (1ª parte Sonic Youth)

Finalmente, não vou muito em novidades literárias porque tenho dificuldade em distinguir o trigo do joio do mar que se publica. Refiro apenas um monumento que li no ano de 2010 e que me deixou de rastos:


As Benevolentes” de Jonathan Littell

Até breve!

2 comments:

M.A. said...

Vi poucos filmes este ano, mas a ter de escolher um preferido optaria pelo do Polanski, a provar que, fora do circuito hollywoodesco, ainda é possível fazer grandes filmes mainstream. Seguido por "A estrada" e "O segredo dos seus olhos". Sobre este último, digo o mesmo que disse sobre o do Polanski.

Não vi "Alice..." nem tenho intenções de ver. Congratulo-me por encontrar mais alguém que já perdeu a pachorra para os shows de perucas e maquilhagem do Tim Burton.

Abraço.

strange quark said...

Eu este ano é que praticamente não toquei em produção europeia e fora dessa esfera. Para além do mencionado "O segredo dos teus olhos", ainda tinha na lista "O laço branco", "um profeta" e "Lola". O que vale é que o mercado do DVD permite-nos recuparar o atraso.

Quanto ao Tim Burton, completamente de acordo. O universo que explora, e que é algo de único, vai-se esgotando e as boas ideias parecem arredadas dos seus últimos filmes. Começa tudo a parecer um bocado previsível e banal.

No que a concertos diz respeito, nem me atrevo a competir contigo. Seria mais ou menos como comparar o nosso PIB com o dos EUA. :)