Saturday 29 September 2007

Dias Vulcânicos

A 27 de Setembro de 1957 entrava em erupção o vulcão dos Capelinhos no extremo oeste da ilha do Faial, nos Açores. A erupção duraria por mais de um ano e a ilha ficou um bocadinho maior. Hoje, passados 50 anos, são visíveis restos de algumas casas e o antigo farol, parcialmente soterrados pela acumulação de cinzas da erupção vulcânica. Parte do que foi acrescentado à ilha foi já objecto de erosão, que nestas coisas o mar não perdoa. Em 2005 percorri esse pedaço de terra, que é o mais jovem pedaço de território nacional que existe, onde a paisagem é ainda estranhamente alienígena, sem vestígios visíveis de algo vivo à superfície. Cinquenta anos não é tempo suficiente para formar um solo, um recurso importantíssimo que o abate de árvores e os incêndios deixa indefeso à delapidação pelos agentes erosivos da Natureza.



6 comments:

rita maria josefina said...

Gosto muito das fotos, e do que vi pela televisão nestes dias em que deram mais destaque ao que se passou na ilha. Nunca visitei os Açores, mas está certamente na lista..

strange quark said...

É absolutamente a não perder. Se quiseres ver baleias ao vivo, aconselho o Faial em Maio, senão é um bocado difícil. No Faial, podes contactar o Norberto diving que é o melhor. Obrigatório ir ao Peter, subir ao pico no Pico, passar vários dias em S. Miguel, e uma fugida às Flores.

rita maria josefina said...

E Tunísia, sempre vais?

strange quark said...

No fim da semana passada andei que nem um doido a tentar finalizar a submissão de um projecto de cooperação Portugal-Tunísia cuja data limite era sexta-feira. In extremis! Os tipos tinham-me dito para lá ir em Dezembro, mas só se me pagarem as despesas... senão, se o projecto for aprovado, lá farei umas deslocações, mas em 2008.

rita maria josefina said...

Bom, se fores - o que eu recomendo - avisa que eu faço-te assim uma espécie de mini roteiro :)

strange quark said...

Obrigado :))