Monday 15 October 2007

Prémios Ig Nobel 2007


Este post vai um bocado atrasado mas o tempo, por muito relativo que seja para o Einstein, é bastante absoluto (e escasso) para mim. Pois bem, no já distante dia 4 deste mês decorreu a entrega dos prémios Ig Nobel, antecipadamente anunciados aí na parede lateral do Restaurante. Uns prémios bem-dispostos, a mostrar que nas áreas científicas nem tudo é enfadonho. Apesar de podermos questionar a oportunidade (e sentido) de alguns dos trabalhos realizados, sempre deveremos ter presente a máxima da organização dos prémios Ig Nobel: “Ciência que primeiro nos faz rir, e depois nos faz pensar”. Acreditem que pior foi mesmo a opção pelo género Gore no elenco da Paz segundo o Board of Directors de Estocolmo.

Para mais detalhes podem consultar o site oficial do Ig Nobel.

MEDICINA: Brian Witcombe de Gloucester, UK, e Dan Meyer of Antioch, Tennessee, USA, pelo seu relatório médico “Os Efeitos Secundários de se Engolirem Espadas”.
Comentário: De facto não estou a ver assim de repente, muito bem, qual é mesmo o problema! Mas sempre estou curioso em perceber a razão do “Por favor, não tentem fazer isto em casa”.

FÍSICA: L. Mahadevan da Harvard University, USA, e Enrique Cerda Villablanca da Universidad de Santiago de Chile, pelo seu estudo sobre o enrugamento das folhas.
Comentário: Fraquito! Fraquito!...

BIOLOGIA: Prof. Dr. Johanna E.M.H. van Bronswijk da Eindhoven University of Technology, The Netherlands, pela execução de um censo sobre todos os ácaros, insectos, aranhas, pseudo-escorpiões, crustáceos, bactérias, algas, fetos e fungos com os quais partilhamos as nossas camas todas as noites.
Comentário: é reconfortante saber que nunca vamos sozinhos para a cama, mas dado que os hábitos de higiene dos tipos do norte da Europa não são lá muito famosos, faltam indicadores como sejam, as vezes em que a roupa da cama é lavada e mudada por semana. O que os holandeses precisam é de uma ASAE.

QUÍMICA: Mayu Yamamoto do International Medical Center of Japan, pelo desenvolvimento de um método para extrair vanilina – do sabor a baunilha – a partir de fezes de vaca.
Comentário: Vai um geladinho de baunilha? E uma bolachinha? Não?!

LINGUÍSTICA: Juan Manuel Toro, Josep B. Trobalon e Núria Sebastián-Gallés, da Universitat de Barcelona, por demonstrarem que os ratos por vezes não conseguem distinguir uma pessoa que esteja a falar Japonês ao contrário de uma que esteja a falar Holandês ao contrário.
Comentário: Nem eu!

LITERATURA: Glenda Browne de Blaxland, Blue Mountains, Australia, pelo seu estudo da palavra "the" e pelos problemas que põe a alguém que queira colocar coisas por ordem alfabética.
Comentário: com um curso de croché isso passa!

PAZ: O Air Force Wright Laboratory, Dayton, Ohio, USA, pela promoção da investigação e desenvolvimento de uma arma química, denominada “Bomba Gay”, a qual produz o efeito de tornar os soldados inimigos sexualmente irresistíveis entre si.
Comentário: Ser soldado nos dias de hoje é fodido! Perfiro dar um tiro em alguém que levar um, com amor, onde menos espero.

NUTRIÇÃO: Brian Wansink da Cornell University, pela pesquisa sobre o apetite infindável dos seres humanos, alimentando-os através de uma tigela de sopa, sem fundo e que é continuamente cheia.
Comentário: Há muitas mais coisas infindáveis nos seres humanos... Einstein, em tempos, apontou uma delas.

ECONOMIA: Kuo Cheng Hsieh, de Taichung, Taiwan, por ter patenteado um aparelho, em 2001, para apanhar ladrões de bancos fazendo caír uma rede sobre os mesmos.
Comentário: De facto! Porque raio é que ninguém ainda tinha pensado nisto?

AVIAÇÃO: Patricia V. Agostino, Santiago A. Plano e Diego A. Golombek da Universidad Nacional de Quilmes, Argentina, pela descoberta que o Viagra ajuda na recuperação do jetlag em hamsters.
Comentário: Senhores executivos, VIP’s e globe trotters em geral! Agora, sempre que chegam a casa acabaram-se as desculpas...

5 comments:

extravaganza said...

ahahahah Muito bom, strange quark!!

O meu preferido foi (obviamente) o da Paz!! E o comentário está um mimo, deu cabo de mim!! :))

Sem tempo, mas sempre muito espirituoso. É o que importa nesta vida: aquilo que nós rimos e o jetlag. ;)

rita maria josefina said...

ahah ainda tu dizes que eu tenho espírito a escrever!!
está de mais - fartei-me de rir com os comentários!
quanto as bolachinhas, não obgda, comecei agora mesmo a minha dieta (de baunilha, leia-se)

strange quark said...

:)

Wellvis said...

Ah, mas que o prémio da Literatura altera a vida de uma pessoa, ah isso altera! Só eu sei o trabalho na hora de arranjar os dvds!

strange quark said...

Pois... eu essa dos dvd's dá comigo em maluco nas lojas, pois sou da opinião que aquilo deveria estar ordenado por realizador. Os livros não estão por autor? os discos por grupos ou compositores? porque raio é que os filmes hão-de estar por título do filme, ainda para mais sabendo da arte de tradução criativa que alguns desses títulos sofre? Perco logo a vontade de procurar o quer que seja.