Friday 26 October 2007

Quantas Terras Calça o Estimado Cliente?

Na revista Visão desta semana, designada "edição verde", aparece uma referência ao site "Earth Day" onde podemos medir a nossa "Pegada Ecológica". É uma espécie de declaração de IRS Ambiental, a qual deveríamos tornar pública. Pois bem, o responsável cá da tasca calça 2,4 Terras, o que é muito. Há muitas incertezas nesta estimativa, mas não deixa de ser uma boa aproximação às consequências dos nossos actos diários. Por isso, aqui fica o desafio para os Mui Estimados Clientes. Façam o favor de clicar na figura e responder. Depois podem, ou não, publicitar no vosso blogue, site, pasquim, fanzine, whatever...

O resultado do Restaurante:


O do Al Gore (quando recebeu o Oscar):


E agora uma desanca: A mesma revista Visão, que em tempos cortou a sua colaboração com Clara Pinto Correia por esta ter plagiado um texto de um cronista da New Yorker, atreve-se a usar figuras e valores da edição de Setembro Hors Série da revista "Science et Vie" sem qualquer referência à fonte, nas páginas 176 a 182. Haja Vergonha! E nem sequer souberam traduzir "Clathrate" para "Clatratos".


7 comments:

LisbonGirl said...

Muito interessante!;))

extravaganza said...

Xiii não sei como obtive 6,5. Este teste não é lá muito bom, senão vejamos:

Tento ter uma alimentação equilibrada que inclui produtos da quinta da minha avó e nem todos os dias como carne;

Vou sempre de transportes públicos para o trabalho;

Faço menos de 100 km de carro por semana;

Viajo 2 vezes de avião por ano mas não viagens de longo curso;

Nunca deixo nenhum aparelho eléctrico-TV, pc, vídeo, etc em stand by, deixo apenas a luz acesa na divisão onde estiver e utilizo lâmpadas economizadoras;

Vivo num apartamento com menos de 100 m2;

Produzo pouco lixo e reciclo!

Como é que obtive a barbaridade de uns 6,5????

Não gosto deste! Não existirá outro mais preciso?

PS: Ando aqui à espera de ler sobre o galardão do Al Gore há já uns tempos. Gostava de saber o que pensas do assunto. :))

rita maria josefina said...

já me estava a sentir mal pelos 5.2... mas apos ler o comentário da 'ganza' fico um pouco mais descansada.. e o teste n deve ser mt fiel, pois faço mais km por semana que a 'ganza' e como carne que me farto, n utilizo luzes economizadoras, e muitas vezes deixo o pc ligado a noite toda... shame on me.. afinal continuo a sentir-me mal - lol

strange quark said...

De facto é estranho, mas creio que o número de pessoas que partilham a habitação é crucial, pelo que os valores médios (que são sempre uma chatice, tal como o tipo que tendo os pés no forno e a cabeça no congelador, está a uma agradável temperatura média de 25ºC) acabam por ser repartidos. No meu caso, creio que o valor que me é imputado é menor que o real. Por exemplo, quando coloco que até cerca de 25% das vezes vou acompanhado na viatura (frequentemente há um colega que vai e/ou vem comigo durante a semana, embora no global não chegue a 25%), não sei ao certo o valor que é imputado. De resto, esperaria um peso maior por parte da componente transportes, mas surpreendentemente acaba por ser a parte de alimentação, bens de consumo e habitação que têm maior peso. Suponho que isso também tenha a ver com a produção de energia no país, que é maioritariamente proveniente de combustíveis fósseis, mas não tenho a certeza.

Sem dúvida que há muitas generalizações, mas não deixa de ser interessante a abordagem.

Já agora: espero que esses 6,5 e 5,2 sejam hectares e não Planetas!

Agora que parece que chegámos aos artigos pedidos (em tempos eram os discos pedidos) até tenho vontadinha de desancar no Al Gore, mas o tempo e inspiração não estão famosos… :)

extravaganza said...

Eu até arranjei um sistema de poupar gás e água, que é ter a temp. da caldeira no mínino! E tenho contador bi-horário e só ligo a máquina de lavar roupa nos períodos do vazio... E depois sou pouco ecológica? Não há direito! :((

Assim como não há direito ainda não ter lido aqui nada sobre o Al Gore!! Ainda não percebi se estás de acordo com a atribuição ou não... Muito suspeito este teu silêncio!! Ou não te podes pronunciar?

Unknown said...

Eu quero aqui protestar, tal como fez a Extravaganza! Mas que diabo de quiz é este que me remete para 9,2? Que culpa tenho eu de gastar mais de 100 horas de vôo por ano? Terei sido penalizado por isto? Aliás, acho que esta pergunta nem tem cabimento no teste...

strange quark said...

Extravaganza e Kraak: eu creio que a maior virtude do quiz é obrigar-nos a pensar sobre o nosso estilo de vida, e não digo estilo de vida pessoal, mas como um todo, na sociedade. De facto, o avião é extremamente penalizante, e quanto a isso pouco poderemos fazer. Mas é preocupante a proliferação das low-cost e a generalização das viagens aéreas, levando cada vez mais pessoas, por facilidade de acesso, a usar este meio de transporte. O que é diferente de o usar por motivos profissionais. Tal como a Extravaganza, faço uma média de 2 viagens por ano, e de curta distância (embora em 2005 ter feito uma de longa distância, mas em 2006 não viajei). Depois há a questão do espaço que ocupamos, e aqui os valores surpreenderam-me e note-se que no meu questionário essa componente deve estar a dividir por 3 no caso da minha pessoa.

A propósito, o número da revista Science et Vie que faço referência, vale a pena ler. Na revista Visão, transcreveram aquilo na íntegra, sem se preocuparem, por exemplo, que os valores do impacto produzidos pelo comboio dependem da forma principal de produção de energia no país, e no caso francês uma grande parte é energia nuclear, por isso os valores nunca podem ser directamente comparáveis.

Finalmente, exceptuando os actos que muitos de nós estamos conscientes de praticar cabe à forma de organização social melhorar a nossa performance: os nossos empregos continuam longe do local onde vivemos, e encurtar isso significa capacidade financeira acentuada, do tipo "vá ao Jardim Gonçalves".

Quanto à minha opinião sobre o Al Gore, no blogue do Kraak fiz um comentário bem esclarecedor :))