Thursday 1 November 2007

Melancolia


Este post aqui fez-me recordar uma banda de que gostei imenso mas de quem, por razões que me escapam completamente, nunca comprei um único disco. Talvez porque na altura se contavam os trocos, o belíssimo disco “LC” dos The Durutti Column era uma audição regular por empréstimo de um amigo. Os The Durutti Column são o alter ego de Vini Reilly e eram mais uns dignos representantes da fornada criativa da Factory Records dos finais de 70, início de 80. Para além deste “LC” de 1981 viriam a editar também um EP com o título “Amigos em Portugal” pela etiqueta Fundação Atlântica em 1983, da qual tenho primeiro disco dos Sétima Legião. Depois disso, fui abandonando o seu percurso, mas ao que parece, Vini Reilly mantém a chama dos The Durutti Column viva, dando concertos com alguma regularidade. A sua discografia, espartilhada por uma multitude de etiquetas independentes, está em grande parte inacessível, o que só me deixa mais amargurado pela indesculpável forretice de há 26 anos não me ter dado para sacrificar outro disco bem mais dispensável que este. Para além deste tema que aqui é apresentado, “Never Known”, adorava também “Sketch for Dawn” do mesmo álbum “LC”, que de tanto passar deixou a fita da cassete mais que gasta. Guitarra melancólica, a sugerir uma atmosfera de introspecção, com uma voz susurrada e etérea como que a conter uma dor que não se quer deixar sair. Triste, mas muito bonito.

9 comments:

amelinha said...

bom tema!

strange quark said...

O raio do tema é mesmo belo!

extravaganza said...

Só agora tive tranquilidade para o ver e ouvir. Puxa um bocadinho para baixo, mas ainda assim é lindíssima...

Wellvis said...

Tinha esta banda apontada no telemóvel na secção tipo «bandas por descobrir» a propósito de uma crítica na Blitz em que dizia que o disco era uma coisa de outro mundo...Fiquei a ver navios então.

Anonymous said...

Fiz o download para o realplayer... tenho estado a ouvir...

Inspira-me mesmo este som... as tuas influências poético-musicais já me deram uma bela ideia para um novo projecto...

Fica bem Strange, e obrigado :)

strange quark said...

Aos estimados clientes as minhas desculpas pela ausência, mas por vezes o estabelecimento tem de ficar para trás.

Extravaganza: puxa para baixo de facto, mas gosto de música introspectiva. Na realidade sou pouco dado a pop'ices e prefiro algo na música que não passe a achar insuportável ouvir passado um tempo (como o Rufus nos últimos dias, por exemplo).

Wellington: é mesmo uma banda a descobrir a sério, mas o problema é com o quê, já que os seus discos essenciais não se encontram disponíveis...

YellowAstronaut: de nada! Volta sempre que eu gosto de te "ver" por aqui.

Wellvis said...

Não asism tão difícil Mário. O último há na Fnac por exemplo e um da capa verde tinha visto naqueles preços vermelhos (mais baratos que os verdes) na loja do Chiado por uns 3€...

Abraço

P.S. Ja te disse que entrei na FLUL? temos que marcar um café.

strange quark said...

Já tinha pesquisado os discos dos Durutti Column, mas só aparecem os últimos, e a minha referência são mesmo os dos primeiros anos, em particular os que refiro no post. No entanto acho que há uma reedição recente do primeiro disco, "The Return of the Durutti Column".

Sabia que tinhas iniciado um curso no superior, mas não aqui ao meu lado. Depois contacto-te para nos encontrarmos... ultimamente não o faço, mas há uns meses ia almoçar com muita frequência à FLUL.

Um abraço

O Puto said...

Tenho vários álbuns ainda em cassete, inclusivé o "Amigos em Portugal", que deve ser praticamente impossível de encontrar em LP (pois, porque ninguém o deve ter reeditado em CD). Belos temas.