Tuesday 12 June 2007

A Indigência Política

O futuro aeroporto de Lisboa é um tema recorrente em todo o espectro social português. Não há luso de gema mais digno desse nome que não manifeste uma opinião, supostamente ponderada, supostamente aprofundada e supostamente informada sobre este assunto. Até é de crer que o futebol enquanto matéria de discussão nacional está perigosamente a ficar relegado para segundo plano. Mesmo na campanha para a Câmara de Lisboa o tema, que mais tem sido usado como arma de arremesso político entre candidatos do que para o debate de ideias para o município, é levado ao cúmulo do ridículo. Agora é o excelso candidato Telmo Correia que vem a púlpito afirmar a necessidade do estudo da opção “Portela mais segundo aeroporto” e que, se o governo não levar a cabo esse estudo, então deverá ser a Câmara a fazê-lo. É mais uma arrochada para a confusão geral, que de si já não é pequena, depois de técnicos de aviação civil afirmarem que esta possibilidade enferma do conflito entre os corredores aéreos dos aeroportos, pelo que a existirem não funcionariam como duas infraestruturas autónomas comprometendo assim o seu objectivo básico e primordial. Mas o mais notável é a proposta de ser a Câmara a promover esse estudo, depois de sermos bombardeados com informações sobre o buraco financeiro da edilidade. No meio disto tudo confesso-me incapacitado de perceber e discernir qual a opção correcta, mas creio que é mesmo esse o objectivo de todas estas intervenções.Cá por mim, a solução é simples e espanta-me que ninguém ainda tenha pensado nela. Façam o aeroporto em Madrid. Os espanhóis, ao que parece, tiveram a mesma ideia, por isso não vale a pena gastarmos um tusto porque os (verdadeiros) otários dos espanhóis já o fizeram. Quanto a potenciais prejuízos económicos e turísticos, apenas direi que com o tipo de fauna que por aqui se anda a pavonear, continuamos a fazer jus às palavras do Eça: isto é apenas um apeadeiro, e mal frequentado! E isto basta para percebermos quão interessante se torna para um alienígena pisar o solo português.

Cartoon de Bandeira, publicado no DN de hoje (clique na imagem para ver melhor).

10 comments:

LisbonGirl said...

:)

Post veemente e verrinoso! Eça teria gostado! Bordallo-Pinheiro também!:)

strange quark said...

:)

Pois! Confesso que já me cansa esta (re)discussão sobre o raio do aeroporto e não tarda muito já estou como aquele grito de desespero bem alentejano sobre o Alqueva, pintado num muro: "Decidam-se, porra!" Só falta mesmo vir mais um grupo, desta vez com um vidente que indicará a melhor localização. Mas o mais grave é que eu (e creio que todos nós), enquanto cidadão, me sinto incapaz de avaliar qualquer decisão que venha a ser tomada. Assim, se alguém fizer trampa (peço desculpa pela linguagem) haverá um rol de desculpas para desenrolar e desresponsabilizar quem, em sede própria, deveria ser devidamente responsabilizado (e já agora, punido, se for o caso... e levar com a trampa na cara também não ficava mal).

Enfim... :(

extravaganza said...

[Off topic]

Preciso duma ajuda: qual o site de referência onde posso consultar os níveis (e perigosidade de exposição, se possível) de radiação UV diários na atmosfera? De preferência em Lisboa. :)

strange quark said...

Resposta dada por via personalizada.. :)

Já agora, se mais alguém estiver interessado, pode sempre consultar o site do Instituto de Meteorologia:

http://web.meteo.pt/

LisbonGirl said...

Já estamos nós todos a levar com a "trampa" resultante do nenhum interesse sobre as questões ambientais que vigorou até agora, através da radiação UV diariamente. Também me sinto impotente!:(

LisbonGirl said...

e adoro Sol, ainda por cima!!!!!!!

extravaganza said...

E o pior é que isto tende a piorar...

Obrigado SQ :)

strange quark said...

Quanto a UVs poderíamos estar bem pior se os famosos CFCs (Cloro-fluorcarbonetos) não tivessem sido banidos, no entanto são poluentes persistentes na atmosfera e um dos catalizadores da destruição do ozono.

Os dados dos últimos anos têm demonstrado que a camada de ozono se tem mantido estável e que num período de 50 a 100 anos atingirá os níveis que tinha nas décadas passadas antes de se detectarem os preocupantes buracos nos polos.

Quanto ao resto do ambiente, creio que mais depressa se vai agir pela reacção do que pela simples acção... infelizmente!

extravaganza said...

Mas depois ainda há a questão do aquecimento global com efeito de estufa, certo? A mesma atmosfera que nos protege, sufoca-nos. Este tema, na minha humilde opinião, merecia era um post com gráficos, esquemas e desenhos :))

strange quark said...

Está prometida a volta aos "Rough Guides" que iniciei há uns tempos. Tenho um texto escrito há bastante tempo, mas não estou inteiramente satisfeito com ele; será o 3º da série. E sim, com gráficos e tudo...