Wednesday 20 June 2007

Balanescu Quartet


Um quarteto de cordas que debita ondas de musica moderna fazendo, de quando em vez, uma ponte com ritmos da música popular. Tendo como principal mentor o violinista Alexander Balanescu, o Balanescu Quartet tem poucos discos editados, de entre os quais este Luminitza onde as composições são partilhadas com a violinista Clare Connors, e cuja música de abertura, East, fica para prova dos estimados clientes. Na sua discografia contam-se interpretações de Micheal Nyman (de cuja banda Alexander Balanescu e Clare Connors eram membros) e de músicas dos Kraftwerk e uma banda sonora para o filme “Angels & Insects”. Luminitza evoca referências ao Leste, em especial à Roménia de onde Alexander Balanescu é natural. Vi-os ao vivo em 1998 durante a Expo’98 conjuntamente com David Byrne e só por si valeram aquela noite. Já haviam colaborado no disco Feelings de David Byrne e, do meu conhecimento, também fizeram parte do elenco de músicos que gravou o belíssimo Ladies and Gentlemen We Are Floating in Space dos Spiritualized, a mais espantosa ode musical à dor (de enamoramento e paixão) com visões de substâncias ilícitas.

6 comments:

LisbonGirl said...

Ui, aqueles violinos sincopados!...Gosto muito!

strange quark said...

A actuação deles a que assisti ainda me está gravada na memória.

LisbonGirl said...

Nunca os vi ao vivo, mas só em CD são arrepiantes!

O Puto said...

Vi-os no ano passado na Casa da Música e fiquei encantado com a interpretação dos temas que conhecia em disco. Para além das versões fabulosas dos Kraftwerk (as mais aplaudidas e que deram fama ao quarteto), ainda abordaram o "Luminitza" e o mais recente, "Maria T", que homenageia a sua compatriota Maria Tanase (ilustrada ao fundo na foto do concerto), actriz e cantora emblemática. Este último está a um preço irresistível na Amazon.co.uk.
(Desculpa tantos links).

O Puto said...

Afinal já aumentou de preço. Deve ter sido por causa da especulação que iniciei. :S

strange quark said...

Puto: Obrigado pelos comentários. Este quarteto é deveras entusiasmante e só recentemente soube do seu último disco "Maria T", que pode ser uma boa razão para recomeçar a ouvi-los com mais frequência.