Wednesday, 20 June 2007

Balanescu Quartet


Um quarteto de cordas que debita ondas de musica moderna fazendo, de quando em vez, uma ponte com ritmos da música popular. Tendo como principal mentor o violinista Alexander Balanescu, o Balanescu Quartet tem poucos discos editados, de entre os quais este Luminitza onde as composições são partilhadas com a violinista Clare Connors, e cuja música de abertura, East, fica para prova dos estimados clientes. Na sua discografia contam-se interpretações de Micheal Nyman (de cuja banda Alexander Balanescu e Clare Connors eram membros) e de músicas dos Kraftwerk e uma banda sonora para o filme “Angels & Insects”. Luminitza evoca referências ao Leste, em especial à Roménia de onde Alexander Balanescu é natural. Vi-os ao vivo em 1998 durante a Expo’98 conjuntamente com David Byrne e só por si valeram aquela noite. Já haviam colaborado no disco Feelings de David Byrne e, do meu conhecimento, também fizeram parte do elenco de músicos que gravou o belíssimo Ladies and Gentlemen We Are Floating in Space dos Spiritualized, a mais espantosa ode musical à dor (de enamoramento e paixão) com visões de substâncias ilícitas.

6 comments:

LisbonGirl said...

Ui, aqueles violinos sincopados!...Gosto muito!

strange quark said...

A actuação deles a que assisti ainda me está gravada na memória.

LisbonGirl said...

Nunca os vi ao vivo, mas só em CD são arrepiantes!

O Puto said...

Vi-os no ano passado na Casa da Música e fiquei encantado com a interpretação dos temas que conhecia em disco. Para além das versões fabulosas dos Kraftwerk (as mais aplaudidas e que deram fama ao quarteto), ainda abordaram o "Luminitza" e o mais recente, "Maria T", que homenageia a sua compatriota Maria Tanase (ilustrada ao fundo na foto do concerto), actriz e cantora emblemática. Este último está a um preço irresistível na Amazon.co.uk.
(Desculpa tantos links).

O Puto said...

Afinal já aumentou de preço. Deve ter sido por causa da especulação que iniciei. :S

strange quark said...

Puto: Obrigado pelos comentários. Este quarteto é deveras entusiasmante e só recentemente soube do seu último disco "Maria T", que pode ser uma boa razão para recomeçar a ouvi-los com mais frequência.