Monday 16 July 2007

Portugal Já Não Mora Aqui

José Saramago, por Vasco

Senilidade: s.f., deterioração mental ou física devida à idade avançada; velhice; senectude.

Não sou profeta, mas Portugal acabará por integrar-se na Espanha” – José Saramago (DN, 15 de Julho de 2007)

“Não sou conselheiro de ninguém, mas se eu fosse aos espanhóis não sonhava sequer em promover tal integração, salvo se lhes quisesse lixar a vida e os níveis de desenvolvimento” – Membro deste estabelecimento, que nunca ganhou um Nobel nem tem importância nenhuma.

10 comments:

LisbonGirl said...

:)

strange quark said...

:))

LisbonGirl said...

Nobel para ti, Strange Quark, já!

extravaganza said...

Nobel para depois dizer alarvidades destas?...

O Nobel morto se fosse vivo propunha já uma lobotomia ao Nobel vivo.

Estamos num filme de terror? :)

Bah, ainda é muito cedo... Só me saem disparates (e duques)!! Vêem?!? :|

strange quark said...

Confesso que me custa ver o Saramago tomar este tipo de posições, acima de tudo porque revelam perca de discernimento. Poderia até ser interessante como ideia para debate e discussão, do género realidade alternativa, mas não colocado desta maneira como uma inevitabilidade corolário da sua superior capacidade de análise da sociedade ou do Mundo.

Quanto ao Nobel, não há hipótese de ganhar, pois o prémio não contempla a minha área. Se contemplasse, não tinha ganho apenas um mas para aí uns dois ou três... :P

Polémicas à parte, aproveito para dizer que li o "Memorial do Convento" e o "Evangelho Segundo Jesus Cristo" e gostei de ambos. Na calha, para ler, anda "O Ano da Morte de Ricardo Reis" que já várias pessoas amigas têm elogiado.

extravaganza said...

Tenho-os todos desde miúda na estante lá de casa (algumas 1as edições!) por inerência de um progenitor trabalhar para a área e sinceramente, uma vez aventurei-me naquele sem pontuação... argh! Apanhei trauma e desde então dos livros dele quero distância.

Será que ele é vizinho do Arthur C. Clarke? :)

querercoisasimpossiveis said...

Acho que só li o Ensaio sobre a cegueira e gostei muito. O filme está quase a sair!

LisbonGirl said...

Se me chamasse Madrid Girl ou Barcelona Girl diria que ...los libros de esse tio son de p*** madre!:)

Eu não sou nada pró união ibérica! E também tenho muita pena que Saramago diga estas coisas, mas todos temos dias difíceis...

O Puto said...

Sinceramente, não acho que isto seja assim tão polémico.

strange quark said...

Caro QuererCoisasImpossíveis: benvido aqui ao restaurante e espero que a "comida" seja do agrado. Quanto ao nickname, é assim mesmo! com objectivos! Nos tempos do PREC havia aquela máxima: sejamos razoáveis, exijamos o impossível! A julgar pelos tempos que correm, talvez não fosse má ideia voltar à carga.

LisbonGirl: também não sou pró-uniões, até porque se vierem a acontecer terão de ser sempre por vontade dos povos e nunca impostas por cima. De resto, a História ensina-nos muito...

Puto: é o que se chama, pôr os comantários em dia :) De facto concordo, acho que a polémica está mais do lado de quem noticia e da excessiva importância que se dá a estas declarações. Em certa medida, o post que aqui coloco vai no sentido de retirar essa importância achincalhando um bocado este fait-divers.