Wednesday 6 February 2008

Faces Ocultas


A sonda Messenger anda a explorar o planeta mais próximo do nosso Sol: Mercúrio. Em resultado dessa missão, chegaram recentemente imagens da sua superfície nunca antes observada (imagem superior; clicar na imagem para ver em detalhe). Para além das simples imagens, observa-se uma superfície, cuja actividade parece bem mais interessante e activa do que se julgara anteriormente (imagem inferior; clicar na imagem para ver em detalhe). O aspecto mais óbvio são as sua inúmeras crateras, tal como as da nossa lua, resultado do impacto de objectos celestes de dimensão variável. A sua observação cuidada permite inclusivamente traçar uma cronologia relativa destes eventos, através das relações de sobreposição entre as diferentes estruturas morfológicas. Nos bordos de algumas dessas crateras, e em especial da que se encontra no canto inferior esquerdo, observa-se a dispersão de material na sua superfície sugerindo que essa mesma dispersão tenha ocorrido através de um meio fluido. Outro aspecto deveras interessante é a estrutura linear que se observa com uma orientação nordeste-sudoeste e que corresponde a uma escarpa em resultado da deformação da superfície do planeta por forças compressivas, sugerindo o que de mais próximo podemos imaginar aos processos tectónicos na Terra, que moldaram, entre outras coisas, as nossas cadeias de montanhas. Finalmente, a cratera que se observa no canto superior direito terá sido das últimas estruturas a serem formadas, dada a dispersão radial dos materiais que se observa em resultado do impacto que a originou.


Notícias sem dúvida interessantes, e mais um passo para o conhecimento dos nossos vizinhos (ainda) muito desconhecidos.

Imagem da superfície adquirida durante a primeira passagem da sonda em 14 de Janeiro de 2008, a 11 588 km da superfície do planeta Mercúrio.

Fonte (informação e imagens): NASA / Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory / Carnegie Institution of Washington

2 comments:

extravaganza said...

:)

Obrigado por mais este post, que faz as minhas delícias!!

strange quark said...

Sejas bem (re)vinda em nome próprio... :) Tenho andado um bocado ausente destas andanças por via dos afazeres profissionais, mas irei dando conta aqui da tasca.

:)))))