Thursday 7 February 2008

Shine a Light










Cinema e música de mãos dadas não é propriamente uma novidade, embora nem sempre venha acompanhado da melhor receita. Vem isto a propósito do recentemente estreado (4 de Fevereiro nos cinemas do Tio Sam, segundo rezavam umas crónicas por aí) filme-documentário de Martin Scorcese sobre os Rolling Stones, de seu título “Shine a Light”. Acima de tudo é uma reunião de dois ícones monumentais em cada uma das expressões artísticas. Scorcese conta-se entre os mais académicos cineastas da actualidade, com uma obra consistente que guarda já presença cativa no panteão dos clássicos futuros. Os Rolling Stones são o exemplo paradigmático dos tubarões da música, aquela espécie altamente eficaz que sobreviveu quase incólume ao agitado desenrolar da história da Terra, a que nem os dinossáurios resistiram, desde os tempos em que por aqui apareceram peixes pela primeira vez. Por cá fala-se que o documentário chegará em Abril, mas esperemos que não seja no dia 1.

E porque o título é tambem o de uma composição dos Spiritualized, quando J. Spaceman (a.k.a . Jason Pierce) decidiu dar corpo a uma banda que em 1992 edita o seu primeiro trabalho, “Lazer Guided Melodies”, a antecipar o magistral “Ladies and Gentlemen we are Floating in Space”, aqui fica em exposição lateral a beleza melancólica e distorcida das guitarras com saxofone dos Spiritualized. Esta é também uma singela homenagem aos vultos que se uniram para fazerem reluzir mais uma luz: Martin Scorcese e os Rolling Stones (Mick Jagger, Ron Wood, Keith Richards, Charlie Watts, Bill Wyman e não esquecendo o malogrado Brian Jones).

Ainda apanhei este clássico:

The Rolling Stones - shine a light


Found at skreemr.com


The Rolling Stones - "Shine a Light", Exile on Main St. (1972)

5 comments:

M.A. said...

E é também o título de uma bela composição, facção super-pop, dos Apples in Stereo!
Há anos que anseio por um concerto a sério dos Spiritualized aqui no burgo. Vi no YouTube uns excertos da passagem do espectáculo "Spiritualized Acoustic Mainline" pelo Primavera Sound do ano passado e fiquei boquiaberto.

Abraço

strange quark said...

Tenho poucas referências dos Spiritualized ao vivo, mas lembro-me de uma recente ouvida na radio que vai de encontro ao que afirmas. Seria seguramente uma excelente aposta num cartaz.

um abraço

Rui Carvalho said...

gostei do teu blog.parabens gosto muito dos SPIRITUALIZED.VOU VISITAR MAIS VEZES E VOU BLOGAR SE PUDER .OBRIGADO

O Puto said...

Vi os Spiritualized 2 vezes: uma na praça Sony, cuja audiência foi ingratíssima e isso reflectiu-se na envolvente, e em Benicassim, onde a experiência foi, no mínimo, religiosa. Que o diga a minha irmã mais nova.

strange quark said...

Rui Carvalho,

Obrigado pela visita. Os Spiritualized foram uma descoberta tardia mas rapidamente assimilada. São, de facto, uma banda fantástica apesar de pouco conhecer dos discos após "Ladies and Gentlemen...".

Puto: a mesma referência que ouvi na rádio e que falo no meu comentário anterior também usou uma expressão algo próxima da "experiência religiosa". Um abraço.