Tuesday 22 April 2008

Transportados Para Outra Dimensão

O mês de Abril assistiu à perca de dois vultos científicos do século XX: John Archibald Wheeler a 13 de Abril e Edward Norton Lorenz a 16 de Abril.


John Wheeler (1911-2008) era físico e colaborou com as duas figuras de proa de cada uma das forças motrizes da física no século XX: Niels Bohr (mecânica quântica) e Albert Einstein (teoria da relatividade). Deixou contribuições importantes na formulação da Mecânica Quântica e para o conhecimento da fissão nuclear que lhe valeu a participação no Projecto Manhatan durante a II Guerra Mundial. No entanto, é essencialmente lembrado por ter introduzido os termos “buraco negro” e “wormhole” (buracos de verme, que são uma espécie de atalho entre dois pontos no espaço-tempo quadri-dimensional) resultado do seu estudo das equações de campo da relatividade geral. Foi ainda o orientador científico de nomes como Richard Feynman (1918-1988) e Kip Thorne (hoje Professor no Caltech da cátedra de Física Teórica com o nome de Feynman e um dos grandes mentores de projectos na procura da evidência experimental de ondas gravitacionais).


Edward Lorenz (1917-2008) era matemático, mas foi na meteorologia que deu um dos mais importantes e inesperados contributos para a ciência revitalizando de uma forma sem precedentes a Teoria do Caos, fruto de um trabalho que já aqui se deu conta. O conjunto das 3 equações diferenciais com o seu nome dão origem a uma bela figura em forma de boboleta no espaço de fases, conhecida como Atractor de Lorenz. Depois de Lorenz, passou-se a compreender a verdadeira razão pela qual as previsões atmosféricas têm prazo de validade curto. Foi distinguido em 1983 com o Prémio Crafoord da Real Academia de Ciências Sueca no domínio das Geociências. Para que se saiba, a Academia Sueca decidiu criar este prémio, com carácter anual e distinguindo alternadamente três áreas disciplinares complementares às do Prémio Nobel e que são: Astronomia e Matemática, Geociências e Biociências (especialmente Ecologia).

No comments: