Monday 29 September 2008

O Capitalismo Liberal

Que é como quem diz... uma certa liberdade na definição do próprio capitalismo e nos princípios básicos sobre o que é público e o que é privado segundo a conveniência de alguns.

Há dias vimos o Lehman Brothers a afundar-se e o governo americano a tentar libertar uma soma considerável de dinheiro do Estado, que é como quem diz dos contribuintes, para a salvação do desastre financeiro. Ironia das ironias, o país mais pragmaticamente capitalista do globo lança uma intervenção do Estado no mercado de capitais. Agora é na Europa que se discute a possibilidade de nacionalização (leram bem... é mesmo nacionalização) do Grupo Fortis. Para quê? Mais uma vez para salvar o mercado de capitais.

Daqui advém a definição mais corrente de Capitalismo Liberal: Privatização dos lucros e Nacionalização dos prejuizos. Enquanto uns se amanham com os lucros das especulações financeiras enquanto a “coisa dá”, cá estamos nós para lhes salvar o coiro quando a “coisa se afunda”. Sabendo que pela via da especulação financeira, para uns quantos ganharem milhões, se lançam milhares para o desemprego em poucos segundos, assim como se destroi o poder de compra das populações e se lança a fome generalizada no terceiro mundo também em segundos, permitir que isto se passe é não só um ultraje como um insulto à nossa inteligência. Ou estarei errado?

No comments: