Monday 12 May 2008

Euler Viveu Aqui

Já estava preparado desde Dezembro mas acabou por ir ficando no baú dos registos, e isto porque em 2007 se comemoraram os 300 anos do nascimento do matemático suiço Leonhard Euler (1707-1783). Devo dizer que o título e a ideia de escrever sobre esta efeméride proveio da leitura do livro “O Fim do Mundo Está Próximo?” de Jorge Buescu (Gradiva, 2007) e que aconselho vivamente.

Entre algumas das curiosidades sobre Leonhard Euler conta-se a sua extraordinária produção científica, sendo o matemático mais produtivo de todos os tempos (e direi mesmo o cientista mais produtivo de todos os tempos). Euler escreveu qualquer coisa como mais de 850 artigos científicos e dezenas de livros, havendo ramos inteiros da física e da matemática fundados por si. Para termos noção da dimensão da sua produtividade, em 1907 a Suiça decidiu dar corpo à publicação das suas obras completas, Opera Omnia. Cem anos passados, 76 volumes e cerca de 30000 páginas depois, a sua publicação ainda não está concluída!

As contribuições de Euler para os diferentes ramos da matemática e física incluem o cálculo diferencial e integral, equações diferenciais ordinárias e parciais, teoria de números, geometria, álgebra, mecânica, hidrodinâmica, astronomia, topologia e teoria dos grafos (em resultado do famoso problema das “Pontes de Konigsberg”). Quem conhece estas matérias sabe o que é o Método de Euler, a série de Euler a qual converge para o número de Euler, e (uma das constantes fundamentais da matemática e da natureza), a Regra de Euler, a descição euleriana na dinâmica, etc. A Euler se deve igualmente a equação que foi votada entre os matemáticos como a mais bela da história da Matemática, que relaciona e unifica de uma forma espantosa os cinco números, e, π, i, 0 e 1. Para o leitor menos familiarizado, direi apenas que e e π são constantes (ambos números transcendentes), sendo π a constante que relaciona o perímetro e o diâmetro de qualquer circunferência e é conhecido desde a Grécia antiga, i é o número imaginário e representa o valor da raíz quadrada de menos um.


Vários são os livros que dedicam à obra de Euler uma atenção considerável, mas por agora recomendaria “Dr. Euler's Fabulous Formula: Cures Many Mathematical Ills” por Paul J. Nahin (Princeton University Press, 2006), mas somente ao experimentado em Matemática.

Para saber mais sobre Euler.


Modificação do Cartoon de Herblock (Herbert Lawrence Block) publicado em 19 de Abril de 1955 no Washington Post
Figura Original

No comments: