Monday 8 January 2007

Happy Birthday, Mr. Bowie


Por alguns dos sítios, pouco recomendados diga-se, por onde passo é impossível não se deparar com a notícia que hoje, um tal senhor de seu nome David Bowie (embora os pais o tenham baptizado como David Jones), faz 60 anos. Bonito número! Vamos ver se lá chegarei também....

Não aprecio muito as efemérides, mas aproveito a ocasião para relembrar alguns marcos na carreira de Bowie com que me fui deparando. Em primeiro lugar, foi uma descoberta tardia, mas diria que imediatamente absorvida de forma quase viciante. A discografia de Bowie tem tantas metamorfoses quantas aquelas que ele próprio sofreu na sua imagem, passando por géneros musicais igualmente variados, deixando em vários momentos uma marca indelével por onde passou. No entanto, foi com os seus discos da fase dita “Berlinense”, com Brian Eno (em algumas composições) e Toni Visconti (na produção), que eu pessoalmente acho que Bowie lançou uma mão-cheia de sementes musicais que viriam a germinar pouco mais tarde continuando ainda a fazer efeito. Ainda hoje, se ouvirmos esses discos, respiramos uma atmosfera claramente actual. O título do tema que abria o lado B de “Low” (reparem que estou a fazer uma referência ao vinilo, o qual será objecto de um assunto que conto trazer aqui algures no tempo), “Warszawa”, foi o nome com que Ian Curtis e seus companheiros baptizaram a sua banda antes de esta se chamar Joy Division, só para dar um exemplo.


Também fui revisitando Bowie, como tantos de nós, no cinema, como em “Merry Christmas, Mr. Lawrence” e “The Man Who Fell to Earth” (cuja personagem ilustra a capa de “Low”), mas também no teatro, numa adaptação para televisão de “The Elephant Man” (há já uns anitos na televisão pública...). Ao vivo, só mesmo em 1991 (acho eu, pois devo ter o bilhete por aí algures guardado), aquando da sua tournée “Sound and Vision” que passou pelo nosso cantinho no já extinto (ou demolido, como preferirem) Estádio de Alvalade.

Quanto aos meus discos preferidos, aqui ficam os registos das suas capas:

sem esquecer este maxi-single (a 45 rpm), com uma das suas melhores canções, composta para o filme “Absolute Beginners”:


Mais recentemente, reconciliei-me com estes, mas nota-se que o Camaleão está cansado...



Agora, façam lá um gesto de simpatia por este Senhor e comprem-lhe um disco ou dois como prenda de anos, que pode também ser a vossa, já que dele será seguramente.
...

4 comments:

rita maria josefina said...

ora bem... comprar comprar.. a ver a ver. ele bem merece, uma carreira com muitos altos e uns baixos.. mas merece sim! Feliz natalee sr bowieeee ups! parabéns!!

strange quark said...

Parece-me que já cativei uma cliente... nada mau! Obrigado pela renovada visita ao meu humilde estabelecimento. Espero que continues a apreciar a gastronomia.

Quanto ao disquinho, também pode ser um daqueles discos voadores (que é igualmente apropriado) de plástico e jogar na praia (cão não incluido). :D

rita maria josefina said...

ora pois catibaste! vou andar aqui a cuscar a ementa vou vou!

disquinho boador.... o FRISBEE! que anima as tardes de berão cá da malta! já tnh um... cão é que não tenho, mas tnho gato.. já chega o.0

O Puto said...

Comprar um disco do sr. Camaleão é o mínimo que se pode fazer. E, a bem dizer, é mais uma prenda para quem compra do que para o sr. Bowie. Parabéns atrasados!