Wednesday 17 January 2007

Inquietação de 70

Acaba de sair o disco a solo de JP Simões, com o título “1970”, e óbvias referências à música brasileira com dedicatória especial a Chico Buarque. Mas acima de tudo contém uma interpretação fabulosa da canção “Inquietação” de José Mário Branco, a qual ainda se escuta hoje, e sempre, com a mesma actualidade e urgência que levaram o seu autor a escrevê-la. Diria que neste tempo de máscaras e faces invisíveis, ou inventadas, de terror muitas vezes alimentado por quem se diz vítima dele, a letra não podia ser mais apropriada.

Cá dentro inquietação, inquietação,

É só inquietação, inquietação,

Porquê, não sei

Porquê, não sei

Porquê, não sei ainda

Há sempre qualquer coisa que está pra acontecer

Qualquer coisa que eu devia perceber

Porquê, não sei

Porquê, não sei

Porquê, não sei ainda

E já agora, se alguém estiver interessado na sua última entrevista, podem ir ao site da TSF e ouvir JP Simões em conversa com Carlos Vaz Marques.

9 comments:

rita maria josefina said...

este senhor é um grande maluco.. ou era... gosto muito

strange quark said...

E acima de tudo nunca perder esta inquietação...

Volta sempre!

JAP said...

À primeira vista um blog com duas grandes virtudes: contém música e física. Só pode dar bom resultado.

strange quark said...

Obrigado pelo incentivo. As matérias focadas pretendem ser principalmente impressões pessoais sobre temas diversos, mas circunscritos ao universo onde me movo sem pretensões de ser mais do que isso. No que diz respeito à ciência (a física é apenas uma parte, e nem é a minha especialidade apesar de tudo indicar em sentido contrário), aí sim, é algo a que estou profissionalmente associado, e por isso as responsabilidades são maiores.

Um abraço e obrigado pela visita.

rita maria josefina said...

amanhã 18.30 na fnac do chiado :)

strange quark said...

Pois! Era bom que eu tivesse disponibilidade para ir... O último que apanhei foi o Armando Teixeira na apresentação do seu, muito bom, disco "A Grande Mentira".

;-)

rita maria josefina said...

oh eu era para ter ido ver... mas levaram-me a ver o Scoop... malandros! que tal?

O Puto said...

Tenho que ouvir este disco. Viva a geração de 70!

strange quark said...

Já que estou em maré de respostas...

Acho que é um disco a não perder. Em termos musicais é bastante bom, mas acima de tudo descobriu-se um letrista/cantor à altura dos nomes que fizeram história nessa década, como o já mencionado José Mário Branco, Sérgio Godinho, José Afonso, e outros. E o tema 1970 (Retrato) é obrigatório.