Wednesday 21 February 2007

Uma Questão de Testículos

O Dr. Alberto João Jardim é seguramente uma figura de estimação da equipa deste restaurante. Vem a propósito a sua afirmação sobre os portugueses não terem testículos para tomarem o resultado do referendo sobre o aborto como não vinculativo e, assim, pura e simplesmente ignorarem o resultado das urnas. Ao ouvir estas palavras de tão digna figura de estado, ainda questionei a minha integridade física. Mas admitindo que o Dr. Alberto João Jardim tem conhecimentos básicos sobre anatomia humana, depreendo das suas palavras que não aprecia por aí além as pessoas sem testículos. Dirão outros especialistas, que não eu, se estas afirmações indiciam as orientações sexuais do Dr. Alberto João Jardim.

O Dr Alberto João Jardim foi, contudo, mais longe e quis dar provas ao povo português que tem testículos. Pois bem! Decidiu fazer uma birra (algo que faz com alguma frequência) porque a nova Lei das Finanças Regionais lhe cortou a mesada. Entre (muitas) outras coisas, o Jornal da Madeira deixará de receber importantes financiamentos públicos essenciais ao garante da pluraridade democrática do referido jornal. Pior ainda, a Madeira arrisca-se a não ter sequer um clube de futebol na primeira liga. Uma catástrofe! Assim, assumindo um acto digno de um homem com testículos, anunciou que vai pedir a demissão de Presidente da Região Autónoma da Madeira, por falta de condições para trabalhar, sublinhando o seu carácter de pessoa não agarrada ao poder. Como homem com testículos que é, ainda afirmou que vai à luta e recandidata-se ao lugar, já que não está para o ceder a traumatizados socias, pouco inteligentes e submissos ao Governo Central, entre outros mimos lançados na comunicação social a previsíveis adversários (ou companheiros de partido, porque não se percebeu a quem se referia). Assim, apresenta-se a um eleitorado refém do clientelismo político e do populismo fácil, com a segurança de quem vai novamente ocupar o lugar que agora quer daixar vazio. É seguramente a mais pura manifestação do português com testículos. A liberdade de expressão na Madeira ficou igualmente patenteada na peça jornalística da SIC Notícias, no dia de Carnaval, em que o repórter perguntava a vários transeuntes a sua opinião sobre a posição do Dr. Alberto João Jardim, com uma parcela significativa dos inquiridos a esquivar-se à pergunta ou a dizer algo que fosse. Seguramente um momento alto da liberdade de expressão: liberdade para se manter calado. Pois bem, para quem não gosta de gente sem testículos, muitos madeirenses parecem mostrar a ausência dos ditos. A completar o ramalhete, o PSD vem a público defender a posição do Dr. Alberto João Jardim, numa digna manifestação de ausência de testículos por parte dos líderes do partido.

Caro Dr. Alberto João Jardim, já reparou na quantidade de gente sem testículos que parece haver à sua volta? Mas é a sua sorte! Porque se tivessem testículos, todos ficaríamos a saber, finalmente, que quem não tem testículos é o senhor!

No comments: