Thursday 3 May 2007

Ground Control to Major Tom


Agora mais novidades do nosso sistema solar… A sonda New Horizons, da NASA, está incumbida da missão de atravessar o sistema solar para lá de Plutão (o tal que perdeu o direito de se arrogar planeta) e bem dentro da Cintura de Kuiper, uma banda entre cerca de 30 UA (Unidades Astronómicas), onde se encontra Neptuno, e 50 UA (1 UA corresponde a aproximadamente 150 milhões de km). Conjectura-se que esta Cintura contém diversos corpos celestes, de entre os quais os cometas de período curto. A sonda encontra-se nas imediações de Júpiter e tirou esta espantosa fotografia de Io, um dos seus satélites, onde se observa uma pluma na parte superior da mesma, a qual resulta de uma erupção vulcânica. Io é o corpo vulcanicamente mais activo do sistema solar, sobretudo devido aos fortes efeitos de maré provocados pelo gigante Júpiter. A observação de erupções vulcânicas no sistema solar não é novidade, mas até há pouco tempo pensava-se que somente a Terra continuava a ser um planeta interiormente activo com manifestações externas. Saliente-se que o conceito de “vulcânico” não significa necessariamente o que vulgarmente conhecemos no nosso Planeta, pois na lua Europa o fenómeno resulta da erupção de água que acaba por congelar em contacto com a superfície (criovulcanismo). A clareza da imagem de Io é bem reveladora do fenómeno. Mais, mostram-se igualmente as diferenças observadas nessa mesma superfície desde o ano de 1999, quando foi fotografada pela sonda Galileu, e agora em 2007 pela New Horizons (sem esquecer também uma foto da família...). Todas as fotografias: (C) NASA.

7 comments:

LisbonGirl said...

Muito bonito!!!!!!!!!!!!!! Muito interessante também!

rita maria josefina said...

Muito interessante mesmo, aprendo sempre qualquer coisa com estes teus posts sobre astronomia e ciência! Keep up the good work!
Bom fim de semana :)

strange quark said...

Muito obrigado! Sentir que estes posts sobre ciência são bem recebidos e úteis é a melhor recompensa que poderei ter e, no fundo, o que justifica que mantenha o restaurante aberto... :)

strange quark said...

Ah!... Bom fim de semana! :))

LisbonGirl said...

O Restaurante aberto sempre!:)
É imprescindível!

Bom!!!!!!!!!!:)

extravaganza said...

"corpo vulcanicamente mais activo do sistema solar"... isso é porque nunca me viram com um ataque de mau humor :))

A foto de família é LINDA! A Io sempre foi a minha preferida, vá-se lá saber porquê... Obrigado por digerires esta informação nem sempre acessível (principalmente se for em inglês)

ps: Atreva-se a fechar o restaurante que vai ver!!

strange quark said...

Eu? atrever-me a fechar a chafarica? Com tamanha eloquência arriscamo-nos a assitir a uma "extravaganzze" explosão vulcânica. :))