Thursday 10 May 2007

Uma Nova Supernova?


Figura: Ilustração artística da supernova SN 2006gy; fonte: NASA/CXC/M. Weiss

Já desde os finais do ano de 2006 que os astrónomos tinham a sua “fotografia”, mas só agora foram tornados públicos os resultados. A uns confortáveis 240 milhões de anos-luz da Terra, assistiu-se à mais brilhante explosão de uma estrela supernova registada até agora. A estrela, baptizada SN 2006gy, aparenta ter 150 vezes a massa do nosso Sol e foi registada por telescópios ópticos no solo e pelo Observatório de Raios-X Chandra da NASA em órbita. Nathan Smith da Universidade da Califórnia em Berkeley e líder do grupo da sua Universidade e da Universidade do Texas em Austin que estudou o fenómeno, afirma no site da Nature que o poder explosivo desta supernova foi tão grande que requer a definição de um novo tipo de mecanismo previsto teoricamente mas nunca observado. De parte parecem estar eliminadas as hipóteses de se tratar de uma estrela anã branca. O fenómeno da explosão de supernova ocorre em estrelas cuja massa do seu núcleo central seja 1,4 vezes a massa do Sol, potenciando uma situação em que o balanço entre a energia radiativa da estrela no fim do seu ciclo de vida, que exerce uma pressão que impede o colapso, e a força da gravidade devida à sua massa deixa de estar em equilíbrio. Quando isso acontece de uma forma catastrófica, a estrela colapsa sob si mesma e o ressalto subsequente origina uma extraordinária explosão.

Uma observação interessante é que antes de SN 2006gy ter explodido expeliu uma grande quantidade de massa. Erupções similares têm sido observadas em Eta Carinae uma estrela maciça a apenas 7.500 anos-luz de nós. Somando dois mais dois, sugere-se que Eta Carinae possa sofrer o mesmo destino, amanhã, ou daqui a 1000 anos (ninguém sabe). O que se sabe (ou que se prevê) é que a acontecer poderá ser possível, com a sua luz, ler um livro a meio da noite.

4 comments:

rita maria josefina said...

é pena que ninguém saiba..

LisbonGirl said...

Li no Yahoo ou no Sapo e estava à espera que aparecesse aqui no menu do Restaurante, como sobremesa especial!

Eta Carinae é um nome bem giro!

extravaganza said...

Fiquei maravilhada com este post :))

strange quark said...

Uma explosão é sempre um espetáculo... mas uma estrela destas não precisa de estar muito próxima para que seja como rebentar uma bomba na nossa cara!

Os menus dos próximos dias andarão à volta dos temas do Universo e Sistema Solar!... Enjoy.