Monday 5 March 2007

A Beleza da Lua

A imagem em baixo foi obtida durante o último eclipse total da Lua, na noite de 3 para 4 de Março de 2007. Nela podemos ver as diferentes fases do eclipse até ao momento em que a sua superfície se apresenta avermelhada. Este fenómeno deve-se à luz que é deflectida nas imediações da superfície terrestre (atravessando por isso a sua atmosfera) acabar por incidir na superfície lunar. Assim se apresenta a lua, tal como no pôr do Sol o céu se nos apresenta vermelho porque a luz incidente percorre um caminho mais longo na atmosfera, na qual os seus gases absorvem e reflectem os comprimentos de onda mais curtos (azuis, daí a cor do céu durante o dia) por um processo que se designa por dispersão de Rayleigh (Rayleigh scattering). A luz solar que acaba por nos chegar aos olhos é, assim, composta essencialmente por comprimentos de onda mais longos (vermelho), porque os comprimentos de onda mais curtos foram "filtrados" (dispersos) ao longo do percurso da luz incidente.

A beleza da imagem fala por si, e fui buscá-la ao sítio do jornal Público:


Fotos: Hassan Ammar/Reuters; a partir de Riad, na Arábia Saudita.

6 comments:

extravaganza said...

A beleza da Lua é para mim estonteante, ainda mais nestas alturas. E sinceramente nem quero saber o motivo do seu tom avermelhado (apesar de já ter lido antes sobre a dispersão) para não quebrar aquele momento de inspiração. :)

extravaganza said...
This comment has been removed by a blog administrator.
extravaganza said...

Muito bem escrito, este post :)

strange quark said...

Já Feynman dizia que ouvia com frequência dos seus amigos que a explicação dos fenómenos naturais destruía a beleza neles contida... como se num espectáculo de magia o ilusionista nos revelasse os seus truques. :)

Obrigado, também, pelas correcções... é o que dá ter editado o post à pressa, mas a beleza é demasiada e a urgência de a mostrar aqui muito grande.

extravaganza said...

Fiquei maravilhada quando recebi a foto que publiquei no meu...

LisbonGirl said...

Lindíssima sequência!