Saturday 3 March 2007

Personalidade do Mês (Fevereiro)

No mês de Fevereiro assistimos a mais uma medida inovadora do Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, na reformulação de um programa de televisão onde o próprio é o principal e único protagonista, levando assim o já muito distante formato do “Conversas em Família” de Marcelo Caetano a um novo patamar (digam lá que não somos inovadores, hein?). No entanto, acreditamos que os nomeados deste mês merecem um destaque maior, sem desprimor pelo esforço de Hugo Chávez, cujo continuado empenho que demonstra o levará um dia a ser premiado pelo Restaurante. Esperemos, da sua parte, outras intervenções de nível como o ter multado um comediante venezuelano por violação da honra, reputação e vida privada da sua filha de 9 anos. Assim, ainda que os nomeados tenham tido a importantíssima intervenção que a seguir se refere na transição entre Janeiro e Fevereiro, seria injusto não serem premiados por uma mera questão formal, até porque as ondas de choque na sociedade se fizeram sentir durante algum tempo. O Comité do Restaurante nomeia, ex-aequo:

Manuel Pinho (Ministro da Economia), por enaltecer e defender em terras Chinesas as vantagens competitivas da economia Portuguesa baseadas nos custos de produção devido aos baixos salários, e
José Sócrates (Primeiro Ministro de Portugal), por vir a público esforçar-se a explicar a teoria do seu Ministro, quando um coro de vozes reagiu negativamente, não percebendo assim o alcance vanguardista da sua concepção económica do país.

Comentário do Comité do Restaurante:

Há muito que faltava uma visão tão revolucionária sobre a nossa estrutura económica e o sector produtivo. Diremos que estamos perante um Vasco da Gama da Economia, que não atenta a velhos do Restelo e nos move para um caminho de progresso e glória no futuro. É uma visão que dificilmente o povo português, em geral, se lembraria, daí que tenha causado tanta estranheza. Com tão baixos salários, o povo Português mantém as cabeças ocupadas em esticar o orçamento e não tanto com a procura de novos caminhos para o progresso económico.

Menção Honrosa:

Alberto João Jardim (temporariamente ex-Presidente da Região Autónoma da Madeira), justificando os apoios monetários principescos ao “Jornal da Madeira” como meio de preservação do pluralismo, contando seguramente com a modesta remuneração que eventualmente recebe pela sua coluna de opinião no referido jornal.

Comentário: se existisse uma rubrica de “Humor” este seria, sem margem para qualquer dúvida, o vencedor absoluto. Não o querem enviar para a Venezuela? Tradição na emigração já existe!

1 comment:

Anonymous said...

Bom trabalho!