Friday 16 March 2007

O Mundo a Preto e Branco


Este post andava guardado há uns tempos largos. Numa revista de informação semanal, no passado mês de Dezembro de 2006, li que o actor Brad Pitt se encontra também na senda de produtor cinematográfico. De entre as propostas de argumentos que se propõe transpôr para a grande tela (ou LCD’s e demais variantes de consumo doméstico para quem compra os DVD's e já não coloca o rabo na cadeira de uma sala de cinema), encontra-se este “The Curious Incident of the Dog in the Night-Time”, escrito por Mark Haddon. Com a parafernália de títulos que invadem as livrarias num país que continua a apresentar índices de leitura vergonhosamente baixos, constitui para mim uma perplexidade a política editorial em Portugal! Devo desde já afirmar que estamos perante um livro de uma originalidade e sensibilidade extraordinárias. Bendita a hora em que aguardava uma ligação em Heathrow e entrei numa livraria onde folheei e comprei este livro, em Maio de 2005.

O autor apresenta-nos a história de um jovem, de seu nome Christopher, com o síndroma de Asperger, o qual é admitido por alguns especialistas como uma variante de autismo. No entanto, o livro é-nos servido como se tivesse sido escrito pelo punho de Christopher, dando-nos a sua muito peculiar perspectiva do mundo e das relacções humanas, fartas vezes incompreensíveis e desprovidas de lógica à luz do seu pensamento. A mente de Christopher não consegue entender as razões de uma mentira, o significado das anedotas (exceptuando uma!), ou o sentido das palavras em contexto figurado, simplesmente porque a sua estrutura de pensamento é de uma lógica literalmente matemática. Não é por acaso que Sherlock Holmes é o seu personagem preferido (com o qual, se presume, partilha algumas afinidades), e o título do “seu” livro teria que necessariamente conter uma referência à personagem criada por Sir Artur Conan Doyle, neste caso concreto, ao The Hound of the Baskervilles. Esta e outras particularidades tornam a sua sobrevivência no mundo numa dificuldade tumultuosa, uma constante provação que diariamente tem de conseguir ultrapassar.

O livro de Mark Haddon tem a capacidade de nos levar a olhar e a ver o mundo pela mente de Christopher, o qual constitui o seu legado para nós, leitores. Em face destas características, não vislumbro uma tarefa fácil transpor esta perspectiva numa linguagem cinematográfica, e experiências anteriores têm demonstrado que os resultados são, em regra, francamente maus. Entretanto, não se conhecendo nenhuma edição em português, receio bem que tenha que se esperar que Brad Pitt resolva mesmo produzir o filme para que, por cá, esta pérola não continue vilmente resguardada do grande público que fala e lê a língua portuguesa.

The Curious Incident of the Dog in the Night-Time
Mark Haddon
Vintage, 2004

1 comment:

LisbonGirl said...

Parece bem interessante!