Thursday 26 April 2007

(In)Oportunismos

Se tens planos para um ano, planta uma seara.
Se tens planos para dez anos, planta uma árvore.
Se tens planos para cem anos, educa um povo.
Provérbio chinês (mais um)

O Bloco de Esquerda (BE), ao seu estilo mais dandy, decide arremessar mais uma pedrada contra a política de emprego através da sugestiva campanha sobre as “Novas Oportunidades” que já foi objecto de várias investidas humorísticas, que até incluem o mais que falado e já enjoado diploma do primeiro ministro. Deve dizer-se que o cartaz do BE tem vários problemas e nenhuma virtude. O primeiro dos quais, e que tem sido fortemente atacado, é que a fórmula humorística apesar de interessante sob esse ponto de vista, é automaticamente relegada para último plano em face de uma mensagem muito mais grave que acaba por passar de forma bem mais directa: estudar, não compensa! Pessoalmente, enquanto defensor da educação e da cultura, nunca permitirei que tal mensagem passe sem receber, de mim, o mais forte e veemente protesto. É que, bem vistas as coisas, mais parece um dos chavões do fascismo que clamava “mais vale ser um burro saudável do que um doutor tuberculoso”. Em política, já o afirmei aqui noutra ocasião, devemos ter algum sentido de responsabilidade para com a forma como exprimimos ideias. O BE não é o Gato Fedorento! O contexto em que se entende esta mensagem, relembrando até o famoso contra-cartaz na praça do Marquês de Pombal se pensarmos num caso e no outro, é totalmente diferente. O investimento na nossa formação e na nossa cultura é um bem inestimável e um garante esssencial à nossa liberdade e é do melhor com que poderemos contribuir para o progresso do país.

Mas o cartaz tem ainda outros aspectos que merecem comentário, mas desta vez irei fazê-los ao melhor estilo BE. A começar pela imagem de uma jovem, denotando desde logo um apuradíssimo conhecimento da sociedade portuguesa onde, apesar de licenciadas, são as mulheres as mais afectadas por este flagelo. Não se está a promover a igualdade entre os sexos, pelo que gostaria de ver um cartaz onde lesse: “Este é o José Manuel que acabou os estudos”. Por outro lado, esta familiaridade no tratamento pessoal é algo de bastante carinhoso. Trata-se a Ana Paula por “Ana Paula”, assim sem mais nem menos! A jovem não tem apelido? Claro que, da parte do BE, nem outra coisa seria de esperar, já que assim até esbatem qualquer potencial diferença na origem social da Ana Paula. É que a Ana Paula, apesar de ser licenciada, nem sequer é tratada por Drª, e ainda bem porque nesta matéria somos verdadeiramente provincianos, mas talvez “Ana Borges” ou “Ana Soares” não ficasse mal de todo venha a Ana Paula de que classe social venha. Assim como não foi inocente o “José Manuel” que eu próprio mencionei, apesar de poder ter dito apenas “Zé Manel” que até ficava com mais estilo. Assim, só com o “José Manuel” até poderíamos pensar no Barroso, o tal que enviámos para a metrópole europeia. Acredito que nesta altura, muitos europeus se devem questionar se não estariam mesmo melhor se o “José Manuel” não tivesse terminado os seus estudos. E o “Francisco”? O que seria do BE se o “Francisco” não tivesse terminado os estudos? E eu, já agora?

7 comments:

Prometeu said...

Bom dia Strange Quark,
não conhecia o cartaz retratado, relativamente ao qual concordo contigo na estranheza (entre outras) da familiariedade do "Ana Paula". Aliás, é uma característica comum a grande parte dos cartazes de propaganda política tutearem-nos sem mais nem menos, com a maior descontração e como se tivéssemos todos andado juntos, em pequenos, a espreitar as miúdas e a apedrejar comboios.
No entanto parece-me que este cartaz tentou ser uma resposta, embora mal esgalhada, a uma campanha ainda pior. Também eu defendo incondicionalmente a educação e a cultura, mas acho que é pela positiva que o incitamento tem de ser feito, e não através do achincalho indirecto a profissões que, segundo esta campanha insinua, são mais indignas que outras. Pessoalmente, não entendo que um tratador de relva seja menos necessário, à sua maneira, que um treinador-adjunto, ou que um vendedor de quiosque seja socialmente menos aceitável que um jornalista. Mas este desprezo enraízado pelas profissões manuais em detrimento das intelectuais já tem muitos séculos na cultura portuguesa e não é facilmente erradicável. Muito menos com campanhas destas. E eu sei que nada no teu post defende a campanha em si mesma, estou apenas a expressar a minha própria opinião relativamente à mesma.
Uma excelente sexta-feira e continuação de bons posts.

strange quark said...

Prometeu,

Obrigado pelo comentário e claro que te dou inteira razão na observação que fazes relativamente à campanha original. É um facto que a sociedade portuguesa tem construídos vários complexos de infância mal resolvidos e que se estendem desde as profissões aos uso (abusivo) de títulos, esquecendo outras coisas bem mais essenciais na vida. Aliás, se não fosse este o caso, provavelmente nem o Sócrates sentiria necessidade de arranjar um diploma mal amanhado e de origem duvidosa.

Um bom fim de semana para ti, e que o Domingo nos traga boas notícias e razões para festejar.

LisbonGirl said...

Pois! Só posso concordar com ambos! É precisamente assim!
A campanha do Governo é deplorável! E quanto ao Bloco, nem há palavras, penso que "mal esgalhado" é mesmo o mais expressivo!

O pior é que deambulamos diariamente do deplorável para o execrável, do execrável para o inenarrável...até "isto" ir ao lugar!...

Suponho que as razões para festejar no Domingo se prendam com o... Sporting!:)

strange quark said...

De facto, nesta contra-investida do BE acaba por estar igualmente subjacente o que é de mais deplorável na campanha do governo!

Infelicidades à parte... esperemos que Domingo seja um grande dia para o assalto final ao covil do dragão. Se calhar é um dragão tão imaterial quanto o do post anterior.

rita maria josefina said...

Bem quanto a campanha e a contra-campanha nada tenho a dizer, assino por baixo tudo o que já foi dito aqui, acrescentando só um adjectivo - ridículo. Mas em Portugal.. já nada é de admirar.
Quanto a domingo espero que o nosso Sporting nos dê razões para sorrir:)

Bom fim de semana!

LisbonGirl said...

E deu...e deu...assim um sorriso entre o circunspecto e o sonhador... mas deu!:)

strange quark said...

Pois... mas nós queremos sempre o melhor. :)