Wednesday 11 April 2007

Sócrates, “O Engenheiro”

Por mais voltas que isto dê, estamos em crer que o actual Primeiro Ministro já não se livra do cognome à boa maneira dos reis do passado, muito embora, segundo algumas pessoas, subsistam dúvidas para a ostentação de tal título. Mas isto dos cognomes tem as suas nuances peculiares. Por exemplo, D. Dinis era conhecido por “O Lavrador”, apesar de não se conhecer que tenha alguma vez pegado numa enxada ou plantado o quer que seja. Mandou plantar, ao que parece, o Pinhal de Leiria. Mesmo D. Afonso Henriques era conhecido por “O Conquistador” e nem um concurso da treta conseguiu conquistar a um gajo meio parolo e com tiques de beato lá das bandas de Santa Comba. Por isso não admira que Sócrates possa ser “O Engenheiro” mesmo que nunca na vida tenha (ou venha a ter) um projecto para a construção de um passadiço com tábuas de madeira sobre um qualquer buraco aberto pelos SMAS no passeio fronteiro à sua residência.

Mas de uma coisa poderemos estar seguros. A Universidade Independente parece ter um corpo docente e administrativo de alto gabarito para a “Engenharia do Canudo”, uma nova área do saber, já com pedido de acreditação na respectiva Ordem profissional. Como todos sabemos, ter um “Canudo” dá trabalho e demora tempo. Mas é precisamente para isto que os projectos de engenharia servem, para de forma segura se conseguirem contornar os desafios que se nos apresentam. Trata-se de arranjar formas rápidas, eficazes e sem esforço de atribuir “Canudos”, o que é uma autêntica arte. É uma conquista do génio português (se é que ainda subsistiam dúvidas), que assim alcança um patamar elevado, mesmo a nível internacional. Torna-se desta forma incompreensível que o Ministro Mariano Gago obrigue ao fecho compulsivo de uma instituição com esta mais-valia preciosa e com fortes potencialidades de se internacionalizar, assunto aliás muito acarinhado por este Governo.

Vale a pena relembrar Sócrates, não “O Engenheiro” mas um parvo qualquer que apareceu lá pela Grécia Antiga que cada vez menos gente dá conta que tenha existido.

No comments: