Wednesday 4 April 2007

Personalidade do Mês (Março)

O mês de Março foi prolífico em nomeações para o prestigiado Prémio do Restaurante. Alberto João Jardim continuou no seu melhor, numa tentativa desesperada para receber o prémio deste mês, ao afirmar que só aceita governar com maiora absoluta e que este será o seu último mandato. Fontes não oficiais dão conta de um convite da TVI para que Alberto João apresente um programa de humor em horário nobre, para concorrer com o Gato Fedorento e o “Hora H” do Herman.

Digno de registo foi igualmente a divulgação de um relatório onde se afirma que os empresários do futebol declaram apenas 10% do que ganham (tanto? de certeza que não se enganaram?). No entanto, saliente-se que Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, não se mostrou surpreendido com o relatório e diz que os jogadores são dos que pagam mais impostos ao país (perfeitamente credível, mesmo que declarem só 10%...).

De âmbito nacional, o acontecimento central foi, sem dúvida, a discussão político-partidária de elevado nível dentro do CDS/PP. Um Portas com ares de D. Sebastião, mas sem nebelina a acompanhá-lo, gera a confusão, deixa os companheiros de partido à estalada enquanto se esgueira, sorrateiramente, para a rectaguarda não fosse, inadvertidamente, levar com uma galheta perdida e assim ser vítima de efeitos colaterais indesejáveis. O sururu foi tal que José Manuel Rodrigues, presidente da filial madeirense, até afirmou que, se pudesse, pedia a independência do partido. Será o vírus Alberto João a propagar-se alarmantemente a outras individualidades?

Apesar da qualidade da oferta, a escolha do Comité do Restaurante recai este mês, pela primeira vez, em personalidades internacionais:

Lech e Jaroslaw Kaczinski (Presidente e Primeiro-Ministro da Polónia, respectivamente, e irmãos gémeos também) pela proposta de lei que pretende despedir professores que promovam atitudes homossexuais e pelo prazo de dois meses que deram a 700 mil professores, jornalistas e funcionários públicos para que confessem de forma “voluntária” as suas relacções com a polícia secreta comunista.

Comentário do Comité do Restaurante:

Este é um exemplo claro que demonstra até que ponto as democracias conseguem ser verdadeiramente universais contendo, de forma insidiosa, instrumentos de regulação muito similares ao dos regimes “democráticos com musculatura”. Encontra-se assim uma justificação para o aforismo devido a Churchill que a “Democracia é o pior dos sistemas, com a excepção de todos os outros”. Com um âmbito tão lato, a democracia consegue conter todos os sistemas possíveis e imaginários e assim ser pior que ela própria.

Menção Honrosa:

Ao DN sobre a abertura da maior central solar do mundo, demonstrando um jornalismo profundo, de investigação e herdeiro de um tradição veiculada pelo telejornal da TVI nos seus melhores dias. Veja-se a seguinte transcrição:

Há em Brinches quem acredite que virão pessoas para "ver isto", há quem não pense da mesma maneira. João Galamba, 55 anos, taxista, abre o vidro do Mercedes e encolhe os ombros, desalentado: "A central é boa para o País mas para o Alentejo não vejo benefício nenhum." E não acha que vão aparecer aí turistas, para ver a maior central solar do mundo? O taxista sorri um sorriso desesperançado. "Não... Aquilo tem pouco de ver. É um montão de latas e mais nada."

Comentário: Apenas dizer que é devido a pessoas como o Sr. João Galamba que nos leva a acreditar, ainda, no bom senso deste povo...

No comments: